Vaga de Frio na Europa - 2012
Depois de um início de Inverno algo ameno, o continente europeu tem vivido dias muito frios desde o final de Janeiro. Um anticiclone centrado na Escandinávia / Europa Central tem direccionado para o interior do continente uma massa de ar frio polar, como mostra a infografia do Público (à direita e no site do jornal, em versão flash). Essa massa de ar afectou também Portugal, nos primeiros dias de Fevereiro. |
Fonte: Público / Instituto de Meteorologia
|
Segundo dados recolhidos no site OGIMET, as capitais europeias em que os termómetros mais desceram situam-se no nordeste do continente, destacando-se Riga (Letónia), com -30,4ºC. Em Portugal, Lisboa teve como mínima 1ºC no dia 04/02/2012.
Nota sobre o quadro: É óbvio que, em todos estes países, existem registos de temperaturas ainda mais baixas, mas por uma questão de organização da informação, focamos apenas as capitais. Para não tornar o quadro demasiado extensivo, não foram incluídas capitais em que as temperaturas foram mais elevadas (Madrid, Paris, Roma, Londres, etc.).
Até 05/02/2012, tinham já sido registados 297 óbitos devido ao frio em vários países europeus, sobretudo Ucrânia (131) e Polónia (53). Actualização a 10/Fev: 540 óbitos. Aqui ficam algumas fotos do evento: